sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Lombinho de porco assado com com mel e mostarda, migas de couve e batatinhas

O fim de semana está à porta e com ele chegam também as refeições mais reconfortantes. Um fim de semana que se espera frio, mas que se espera também que seja com pouca chuva...



Ingredientes lombinho e batatinhas:
  • 1 Lombinho
  • Batatas pequenas
  • Sal
  • Pimenta
  • Piripiri moído (Sabor Bio)
  • Azeite
  • 4 dentes de alho
  • Salsa (Aromáticas Vivas)
  • Coentros (Aromáticas Vivas)
  • 2 Colheres (de sopa) de mostarda
  • 2 Colheres (de sopa) de mel
  • 1/2 limão (apenas o sumo)
  • Pimentão doce (Pimensor)
  • Margarina q.b.
Preparação carne:
- Arranje a carne e elimine as gorduras.
- A seguir triture os dentes de alho, sal, pimenta, piripiri, azeite, coentros e salsa a gosto. Depois de triturado barre a carne com este preparado.
- A seguir prepare uma mistura numa taça com a mostarda, o mel e o sumo do limão.
- Volte a barrar a carne com este preparado.
- Transfira a carne para um tabuleiro.
- Descasque as batatas, tempere-as com sal, pimentão doce e azeite.
- Regue a carne e as batatas com um pouco de vinho branco, um fio de azeite e umas nozes de margarida.
- Leve ao forno até estar tudo bem assado e dourado.
Ingredientes migas:
  • 1 embalagem de preparado de couve para caldo verde
  • 1/4 de uma broa
  • 4 Dentes de alho
  • Sal
  • Pimenta
  • Azeite

Preparação migas:
- Comece por lavar bem a couve em água quente para tirar o 'verdete'. Leve-as a cozer em água com sal. Depois de cozidas espreme-as e reserve.
- Num tacho colocar um fio de azeite e 4 dentes de alho picados. Quando estiverem douradinhos adicione a broa entretanto picada. Envolva bem com o azeite e os dentes de alho.
- A seguir junte a couve bem escorrida e misture bem com a broa. Tempere a gosto com pimenta e volte a envolver bem.


25 comentários:

  1. Se tu soubesses o que eu gosto das refeições com esse aspecto bem caseiro!
    Mas que bom!

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma refeição que me faz perder a cabeça! ADORO!! Adoro tudo, a carne assim e o acompanhamento! Está com um aspecto fenomenal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Agora senti-me num restaurante! Esqueci-me é que não posso provar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olhei para a foto e pensei "hummm... comidinha de domingo... tão bom!"
    Uma refeição que agrada bastante cá em casa.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Ai,ai... gosto bem desse pratinho. Podia ser a meu almoço. Mas, o que eu gosto mais, mais são as migas. Sou perdida. Adoro!!! Por acaso já a algum tempo que não faço. Bjinhos!!! :)

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Que deliciosa refeição,...parece que estou a sentir o cheirinho desse lombinho de porco com mel,..que delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Me gusta mucho el sabor que la mezcla de miel y mostaza le da al lomo.
    Besos.

    ResponderEliminar
  8. Me ha encantado tu post, ha sido todo un regalo mirar tu bloc. Te invito a visitar el mío. "La vida es aquella que te va sucediendo mientras te empeñas en hacer otros planes". John Lennon. Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de refeição querida e essas migas de couve, deixaram-me a sonhar...
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. amanha o almoço vai ser lombo com alheira...vou aceitar a tua sugestão das migas de couve. estão lindas. Obrigada. bjk
    http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Utilizo la mostaza y miel en muchas salsas porque quedan muy ricas. Me gusta la que le has puesto a la carne y como te ha quedado el plato. Perfecto.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  12. pero que delicia, me encanta todo el lomo, la guarnición,....um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Riquísimas esta carne y el acompañamiento, me encanta para el almuerzo.
    Besazos.

    ResponderEliminar
  14. Este es todo un platazo, es muy completo y tiene que estar delicioso.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  15. esto tiene muy buena pinta, me gusta guapa. besotes.

    ResponderEliminar
  16. Ainda ontem comi lombo de porco assado :D Só não juntei mel, mas deve ficar ótimo :)

    ResponderEliminar