quarta-feira, 26 de março de 2014

Parceria Gumelo

É com enorme satisfação que comunico uma nova parceria com entre o Prato Caseiro e a Gumelo.

A Gumelo é uma empresa existente na zona de Almeirim e que criou a fórmula que permite produzir cogumelos a partir da borra de café.

Devidamente compactado numa gira embalagem em cartão, nascem cogumelos, no espaço de 10 a 20 dias. Para que isso aconteça, basta apenas seguir as instruções. No fundo destacar uma janela e vaporizá-la duas vezes por dia com água, sendo essencial que a mesma esteja num local iluminado mas sem luz solar directa.

 
 
João Cavaleiro (biólogo), Tiago Marques (designer de comunicação) e Rui Apolinário (licenciado em ciências farmacêuticas), são estes os três fundadores da Gumelo.
Foi durante o percurso académico em biologia, que João Cavaleiro começou a desenvolver um interesse particular pelos cogumelos. Este, resolveu tentar por si próprio criar uma fórmula que permitisse produzir cogumelos a partir da borra de café. Depois de mais de dois anos de pesquisa intensa e muitas experiências, conseguiu criar um substrato estável para produzir cogumelos, constituído exclusivamente por borra de café. A meio deste processo, João percebeu que a sua descoberta poderia ser o ponto de partida para um projecto empresarial e começou a procurar apoios para a criação de uma microempresa.
Foi assim que o Apoiar Micro, um programa de incentivo à criação de microempresas na Região de Santarém e promovido pela Nersant, se tornou a rampa de lançamento para a Gumelo.
Entretanto, em Janeiro de 2011, Tiago Marques juntou-se a este projecto. A sua experiência em design de comunicação e marketing viria a ser muito útil na definição de uma estratégia global para a introdução do Eco Gumelo no mercado.

Em Abril de 2011, a Gumelo era já uma marca registada e os primeiros protótipos da embalagem começaram a ser testados. Durante o Verão, Rui Apolinário juntou-se aos dois amigos trazendo consigo uma ampla visão de gestão administrativa e financeira que seria estruturante para a criação da empresa. A 20 de Janeiro de 2012, a Gumelo foi formalmente constituída como empresa e começaram os trabalhos de adaptação de uma antiga taberna do início do século XX.

Ao adquirir o kit Gumelo obtém uma forma fácil, divertida e ecológica de produzir cogumelos em casa. Para isso, é apenas necessária a borra de café que está armazenada no interior da caixa. Desta forma, dizem os mentores do projecto, criar este cogumelo é transformar o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo. Ao mesmo tempo, durante o processo de crescimento do cogumelo, a borra de café torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido.

A Gumelo teve a gentileza de me enviar o kit Eco Gumelo e, posso adiantar desde já, que estou fascinada com o produto e com a ideia de ver cogumelos a crescer na minha casa.
Esta simpática criação, permite ver, nascer e crescer, cogumelos da espécie pleurotus ostreatus e, obviamente, cozinhá-los depois.
Para adquirir este fantástico produto basta ir à página da em presa (http://pt.gumelo.com/) e, lá, poderá escolher entre duas variedades de cogumelos.
Eco_Gumelo
 
 

Como funciona

How_EcoGumelo_1Abrir a caixa, destacando a janela pelo picotado.
A janela deve ser removida na totalidade.
Durante o período de cultivo, a caixa do Eco Gumelo deve ser mantida na vertical.
How_EcoGumelo_2Com a ajuda de um objeto cortante, fazer um golpe em forma de X no plástico exposto na embalagem.
Existem duas camadas de plástico que devem ser cortadas mas não removidas, pois ajudam a preservar a humidade.
How_EcoGumelo_3Colocar o Eco Gumelo numa zona com luz mas sem exposição direta ao sol. Encher o vaporizador de água e vaporizar duas vezes por dia. Bastam duas a três borrifadelas em cada vaporização.
How_EcoGumelo_4Quando deixarem de crescer é sinal que estão prontos a colher!
Para os colher basta pegar no cacho com a mão e, num movimento descendente, destacar os cogumelos do bloco.



2 comentários:

  1. Que interesante tener tu propio huerto de setas en casa, besos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Ahah que engraçado! Nunca tinha ouvido falar :P
    Parabéns pela parceria!

    ResponderEliminar