domingo, 2 de dezembro de 2012

Ervas aromáticas

Nós gostamos muito de ervas aromáticas. Bom substituto do sal, fazem as nossas delícias cá por casa. São usadas quer no decorrer da confecção da receita, quer no fim. Assim, tanto serve para aromatizar o prato como serve para decorar o mesmo.

Por isso também temos o nosso jardim. Um verdadeiro "Jardim de Aromas".

Com a utilização das ervas aromáticas conseguimos dar muito mais sabor (e saúde) aos nossos pratos, quer sejam eles sopas, estufados, cozinhas, assados, grelhados...

As saladas ficam  repletas de frescura e de sabor. As sandes "temperadas" com diferentes temperos, por exemplo vinagretas de manjericão, de oregãos, de coentros.

Por exemplo o manjericão e o tomate resultam muito bem em conjunto, assim como os oregãos com o tomate, o borrego com o alecrim...

Cá em casa temos sempre ervas secas, mas a verdade é que as frescas têm muito mais sabor e um aroma diferente. Sempre que possível uso ervas aromáticas frescas, mas se de repente precisar de alguma que não tenha, estou sempre safa, com as ervas secas.

O senão das ervas frescas é a durabilidade das mesmas, por isso tento comprar sempre em quantidades mais pequenas, ou então acabo por congelá-las.

Mas o que eu gosto mesmo é dos nossos vasinhos. Mas de vez em quando não há...

Tentamos sempre ter na nossa horta Salsa, Coentros, Tomilho, Manjericão, Cebolinho e as nossas Malaguetas (sim... não são ervas, mas também as temos).

Sem comentários:

Enviar um comentário